quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sintese do Relatório da Intervenção

  Neste processo, encontramos muitas dificuldades em reunir a comunidade escolar, pois a falta de interesse de alguns professores é uma constante.
No entanto, considerando as limitações atuais da pesquisa-ação que visa produzir mudanças (ação) e compreensão (pesquisa), a consideração dessas duas dimensões, mudanças e compreensão, podem dar uma importante contribuição na elaboração do projeto de pesquisa.
Na realidade algumas das ações que tínhamos planejado não estava de acordo com o projeto de intervenção, tivemos de elaborar outras ações que o projeto contemplasse.


Análise crítica do andamento da intervenção.

  Como em toda pesquisa devemos criar um ambiente de confiança e responsabilidade entre os atores da comunidade escolar, para conseguirmos alcançar os objetivos propostos na intervenção.
 Além disso, este processo nos permitiu muitas dúvidas e inquietações, e a realização de mudanças no projeto. Os estudos trouxeram informações para revisão das ações e estratégias ou metodologias de ação. Isso foi muito importante para nós, pesquisadores e participantes, e para as ações futuras a serem desenvolvidas. 
 A falta de tempo e a indisponibilidade em reunir os atores da comunidade escolar foram e é o nosso maior obstáculo, mas isso não irá nos abalar, podemos perceber que a pesquisa-ação é difícil, que exige bastante tempo e pode exacerbar os ânimos dos participantes.
 Como toda pesquisa tem que ter fidedignidade e prazo de seu resultado é dado a necessidade de cumprimos os prazos entre as atividades realizadas e as não realizadas?
    

Plano de ação para a implantação Conselho Escolar na Escola Faustino Dias Lima

Elaboramos o Plano de Ação onde constam as metas e ações que deverá ser desenvolvidas no decorrer do ano de 2011, com o objetivo de promover e articular com a comunidade escolar a implantação do Conselho Escolar em nossa escola.
 Para assegurar uma gestão democrática e participativa na Escola Faustino Dias Lima, pautada em princípios legais, estabelecendo, diretrizes e critérios gerais relativos à sua organização, funcionamento e articulação com a comunidade de forma compatível com as orientações da política educacional da Secretaria Municipal de Educação, participando e responsabilizando-se social e coletivamente, pela implantação do Conselho Escolar de suas deliberações.
A compreensão da importância do Conselho Escolar a fim de assegurar uma gestão democrática da escola, é fundamental sabermos o que pensam o grupo envolvido diretamente com este mecanismo de participação. Nesse sentido, o objetivo principal é discutir aspectos relativos às funções da escola, quanto também às vantagens do Conselho Escolar, a partir da visão de cada um dos  envolvidos neste processo.
Pretendemos enfatizar dois aspectos importantes relacionados ao Conselho. O primeiro deles refere-se à implantação do Conselho Escolar na escola, o segundo refere-se ao funcionamento deste Conselho dentro desta mesma instituição de ensino.  Acredita-se que haverá a possibilidade do conselho tornar-se um instrumento de participação da comunidade na escola e no processo de descentralização de decisões, de forma a tornar a escola um espaço democrático.
 A criação do Conselho pode contribuir de várias formas para democratizar as relações no ambiente escolar, pois ele é o instrumento que supõe o compartilhamento do poder e, desse modo, a ação conjunta descredencia o individualismo tão presente na gestão de nossas escolas públicas. A implantação do Conselho Escolar deve possibilitar a utilização de novas formas de Gestão por meio de um modelo de administração coletiva em que todos podem e devem participar das atividades realizadas (tomada de decisões e a execução e avaliação das ações realizadas na instituição escolar), envolvendo questões administrativas, pedagógicas e financeiras da escola.
Finalmente, cabe lembrar que sendo a educação um processo coletivo, a participação da comunidade em Conselhos Escolares tem como meta a construção da autonomia da escola em termos administrativos, pedagógicos e financeiros. Uma vez conquistada à autonomia, a gestão da escola deverá centrar sua ação na proposta administrativo-pedagógica, o que se traduz na identidade da instituição. Sem isto, a escola cai no vazio da reprodução dos valores da sociedade calcados no individualismo, na discriminação social e na indiferença com a formação cidadã.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
08/2010 - Reunião de mobilização com os atores da escola.
O3/2011 - Pesquisa na comunidade sobre: Qual a função do conselho escolar?
04/2011 - Estudo das leis, decretos e portarias que faz referência ao Conselho Escolar.
04/2011 - Articular a Secretária de Educação para a implantação do Conselho Escolar
05/2011 - Composição do Conselho Escolar com: (Professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis... etc.).
06/2011 - Organização de um seminário para as chapas inscritas apresentarem suas propostas de trabalho.
O6/2011 - Eleição do conselho / Ata de eleição do conselho.



    
   


sábado, 11 de dezembro de 2010

Síntese do diagnóstico situacional do Conselho Escolar

 Escola Municipal Faustino Dias lima

  A escola municipal Faustino Dias Lima é composta por uma diretora, duas vice-diretoras, 40 professores, 4 funcionários e 853 alunos distribuídos nos três turnos. O Ideb da escola de 2005 a 2009 vem caindo.
As escolas do município de Feira de Santana não possuem conselho escolar e sim a Associação de Pais e Mestres que é a Unidade Executora. A nossa escola não tem o PPP o mesmo está em fase de construção, não possuímos também um regimento escolar.
Após as leitura e discussões do fórum chegamos à seguinte conclusão sobre Conselho Escolar: que é um mecanismo da gestão democrática que a escola deve garantir, pois um conselho atuante ajuda a gestão nas articulações com a comunidade escolar a fim de garantir a melhora aplicabilidade dos recursos administrativos, pedagógicos e financeiros. Com isso a escola vai construindo a sua identidade. Para funcionar de fato o conselho escolar é preciso que a equipe gestora conte com a participação atuante de todos os segmentos a unidade escolar na hora da tomada de decisões necessárias. A comunidade escolar participa das reuniões quando convocados, das comemorações do dia das mães, pais, São João, palestras, gincana, feira do cacareco.
Mais do que nunca é necessário que a equipe gestora seja competente, preparada, corajosa e acima de tudo, democrática, discuta os problemas com a comunidade, escute o que as pessoas têm para dizer, as sugestões e as críticas. Pois é a partir de uma avaliação que se corrigem os erros e se acerta o rumo.
O Conselho Escolar, quando realmente representativo e participativo é de grande importância para uma gestão de qualidade e realmente voltada para os reais interesses da comunidade.