sábado, 11 de dezembro de 2010

Síntese do diagnóstico situacional do Conselho Escolar

 Escola Municipal Faustino Dias lima

  A escola municipal Faustino Dias Lima é composta por uma diretora, duas vice-diretoras, 40 professores, 4 funcionários e 853 alunos distribuídos nos três turnos. O Ideb da escola de 2005 a 2009 vem caindo.
As escolas do município de Feira de Santana não possuem conselho escolar e sim a Associação de Pais e Mestres que é a Unidade Executora. A nossa escola não tem o PPP o mesmo está em fase de construção, não possuímos também um regimento escolar.
Após as leitura e discussões do fórum chegamos à seguinte conclusão sobre Conselho Escolar: que é um mecanismo da gestão democrática que a escola deve garantir, pois um conselho atuante ajuda a gestão nas articulações com a comunidade escolar a fim de garantir a melhora aplicabilidade dos recursos administrativos, pedagógicos e financeiros. Com isso a escola vai construindo a sua identidade. Para funcionar de fato o conselho escolar é preciso que a equipe gestora conte com a participação atuante de todos os segmentos a unidade escolar na hora da tomada de decisões necessárias. A comunidade escolar participa das reuniões quando convocados, das comemorações do dia das mães, pais, São João, palestras, gincana, feira do cacareco.
Mais do que nunca é necessário que a equipe gestora seja competente, preparada, corajosa e acima de tudo, democrática, discuta os problemas com a comunidade, escute o que as pessoas têm para dizer, as sugestões e as críticas. Pois é a partir de uma avaliação que se corrigem os erros e se acerta o rumo.
O Conselho Escolar, quando realmente representativo e participativo é de grande importância para uma gestão de qualidade e realmente voltada para os reais interesses da comunidade.

Um comentário:

  1. por favor como posso imprimir ????????????????
    grata eurica
    efk2010@hotmail.com

    ResponderExcluir