Elaboramos o Plano de Ação onde constam as metas e ações que deverá ser desenvolvidas no decorrer do ano de 2011, com o objetivo de promover e articular com a comunidade escolar a implantação do Conselho Escolar em nossa escola.
Para assegurar uma gestão democrática e participativa na Escola Faustino Dias Lima, pautada em princípios legais, estabelecendo, diretrizes e critérios gerais relativos à sua organização, funcionamento e articulação com a comunidade de forma compatível com as orientações da política educacional da Secretaria Municipal de Educação, participando e responsabilizando-se social e coletivamente, pela implantação do Conselho Escolar de suas deliberações.
A compreensão da importância do Conselho Escolar a fim de assegurar uma gestão democrática da escola, é fundamental sabermos o que pensam o grupo envolvido diretamente com este mecanismo de participação. Nesse sentido, o objetivo principal é discutir aspectos relativos às funções da escola, quanto também às vantagens do Conselho Escolar, a partir da visão de cada um dos envolvidos neste processo.
Pretendemos enfatizar dois aspectos importantes relacionados ao Conselho. O primeiro deles refere-se à implantação do Conselho Escolar na escola, o segundo refere-se ao funcionamento deste Conselho dentro desta mesma instituição de ensino. Acredita-se que haverá a possibilidade do conselho tornar-se um instrumento de participação da comunidade na escola e no processo de descentralização de decisões, de forma a tornar a escola um espaço democrático.
A criação do Conselho pode contribuir de várias formas para democratizar as relações no ambiente escolar, pois ele é o instrumento que supõe o compartilhamento do poder e, desse modo, a ação conjunta descredencia o individualismo tão presente na gestão de nossas escolas públicas. A implantação do Conselho Escolar deve possibilitar a utilização de novas formas de Gestão por meio de um modelo de administração coletiva em que todos podem e devem participar das atividades realizadas (tomada de decisões e a execução e avaliação das ações realizadas na instituição escolar), envolvendo questões administrativas, pedagógicas e financeiras da escola.
Finalmente, cabe lembrar que sendo a educação um processo coletivo, a participação da comunidade em Conselhos Escolares tem como meta a construção da autonomia da escola em termos administrativos, pedagógicos e financeiros. Uma vez conquistada à autonomia, a gestão da escola deverá centrar sua ação na proposta administrativo-pedagógica, o que se traduz na identidade da instituição. Sem isto, a escola cai no vazio da reprodução dos valores da sociedade calcados no individualismo, na discriminação social e na indiferença com a formação cidadã.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
☺08/2010 - Reunião de mobilização com os atores da escola.
☺ O3/2011 - Pesquisa na comunidade sobre: Qual a função do conselho escolar?
☺04/2011 - Estudo das leis, decretos e portarias que faz referência ao Conselho Escolar.
☺04/2011 - Articular a Secretária de Educação para a implantação do Conselho Escolar
☺05/2011 - Composição do Conselho Escolar com: (Professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis... etc.).
☺06/2011 - Organização de um seminário para as chapas inscritas apresentarem suas propostas de trabalho.
☺ O6/2011 - Eleição do conselho / Ata de eleição do conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário